Blog com notícias de Janaúba e região!

domingo, 8 de abril de 2018

Prejudicada pela grilagem de 2011, regularização de terras rurais é retomada

O Governo de Minas Gerais realizou na sexta-feira (6/4), audiência pública cumprindo o recomeço do processo de regularização de terras rurais no município de Espinosa, no Território Norte.

A ação faz parte da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região. Desde a reestruturação do programa, em 2015, o Governo de Minas Gerais já emitiu mais de 2 mil títulos de propriedades rurais.

Os trabalhos de regularização de terras foram prejudicados pelo escândalo de grilagem de terras desvendado pela Polícia Federal, por meio da Operação Grilo, que à época (2011), desbaratinou uma organização criminosa que atuava na região norte do estado. Na investigação, os policiais apontaram a participação de servidores públicos vinculados à autarquia estadual Iter-MG (Instituto de Terras) que legitimavam a “posse” de terras devolutas por “laranjas” que jamais tinham sido proprietários ou possuidores de terras na região. Na sequência, o grupo ainda operava para que o agora proprietário vendesse o título às pessoas físicas ou jurídicas intermediárias que, ao final, negociavam a terra com grande mineradoras a preços astronômicos.

O trabalho foi realizado em parceria com a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além do apoio da câmara e da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário