Dia 'D' de combate ao mosquito da dengue tem ações em São João da Ponte


(Por Gilmar Pereira) Aconteceu neste último sábado (25/11), em São João da Ponte, o Dia “D” de combate ao mosquito da Dengue. A mobilização ocorreu de 08 às 14:00 hs, e cerca de 20 (vinte) profissionais estiveram atuando nesta ação preventiva.

O evento foi uma parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Fundação Nacional da Saúde e Secretaria de Obras.

Apesar da evidenciada redução nos casos de dengue e das mortes provocadas pela doença no Brasil, é sempre importante conscientizar os cidadãos sobre a importância de fazer a limpeza em seus quintais e lotes vazios, reforçando as medidas de prevenção.

Durante a semana que antecedeu a mobilização, moradores foram comunicados sobre a ação por meio de carro de som, rádio e pelos profissionais envolvidos. Foram entregues 1500 (mil e quinhentos) sacos plásticos para a coleta de resíduos e recipientes plásticos. Segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental, Thony Antonynn Fagundes, "a mobilização foi satisfatória, mas ainda assim faltou maior comprometimento da população.

É importante que todos saibam que qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores das doenças.

Fica sempre o alerta para que possamos eliminar possíveis focos dos mosquitos que transmitem a Dengue e a febre Chikungunya. É importante para que nossa cidade fique livre destas doenças”, alerta o Coordenador.

Para aumentar a vigilância, a prevenção e o controle da Chikungunya e Dengue, a Secretaria de Saúde e a FNS tem mobilizado à população através de campanhas educativas e orientações.

Pode parecer clichê, mas para evitar a transmissão dos vírus da Dengue e Chikungunya é fundamental que a população verifique se as caixas d' água estão bem fechadas, não deixe vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, dentre outras iniciativas.

Com a chegada da chuva, a atenção deve ser redobrada quanto a limpeza dos quintais, pois é nesse período que o mosquito se prolifera com mais intensidade. Sejamos sempre vigilantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos