IMA capacita médicos veterinários em sanidade de equídeos

ATUALIZAÇÃO - Ao todo, 34 profissionais foram
 beneficiados com a capacitação realizada pelo IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu a capacitação de mais 34 médicos veterinários que atuam nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais. O objetivo é manter os profissionais atualizados e qualificados para prevenir e combater doenças às quais estão sujeitos os equídeos.

Minas Gerais possui o maior plantel nacional de equinos, com cerca de 758 mil animais, de acordo com (IBGE), e é o berço de algumas das principais raças como Mangalarga Marchador, Campolina e Jumento Pêga.

Para manter os plantéis livres de doenças o IMA desenvolve diversos trabalhos de defesa sanitária dentro do Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE). O objetivo é prevenir a ocorrência e a disseminação de focos de doenças como mormo, anemia infecciosa equina e influenza equina.
Entre as ações desenvolvidas estão os treinamentos ministrados pelos médicos veterinários do IMA, que buscam a reciclagem de conhecimentos e alinhamento de informações entre os profissionais da sede do instituto e aqueles que atuam nas 20 coordenadorias regionais do órgão distribuídas em todo o Estado.

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Equídea, Valéria Maria de Andrade Almeida, ministrou recentemente treinamento em Caetanópolis, para 34 médicos veterinários.

O treinamento contou com a colaboração do fiscal agropecuário/médico veterinário Emilson Murilo Coutinho, que também trabalha na Coordenação do PNSE, e do auditor fiscal federal Luiz Raphael Vieira, do Serviço de Saúde Animal de Minas Gerais.

Valéria Almeida informa que, neste ano, a capacitação está voltada para as coordenadorias situadas na região Norte e Noroeste do Estado, identificadas como áreas de risco maior para ocorrência de anemia infecciosa equina (AIE). O próximo treinamento contemplará os servidores lotados nas regiões do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha e, no ano que vem, está programado para as demais coordenadorias regionais do IMA, que receberão a mesma capacitação.
“A capacitação em Sanidade Equídea, ocorrida em Caetanópolis, foi uma oportunidade para discutirmos todas as ações do PNSE, esclarecendo dúvidas, ouvindo críticas construtivas e as dificuldades encontradas no campo”, diz Valéria.

Segundo ela, foram realizadas discussões em torno do preenchimento dos formulários de investigação, para que sejam preenchidos adequadamente com todas as informações necessárias.

Um ponto de destaque na capacitação foi a reciclagem em resenho de equídeos, módulo teórico e prático ministrado pela professora Adalgiza Souza Carneiro de Rezende, do Departamento de Zootécnica da Escola de Veterinária da UFMG.

O resenho do equídeo consiste em definir sua pelagem e descrever o animal, assinalando minuciosamente todas as particularidades observadas no seu corpo.


(Agência Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos