AMAMS recebe projeto Parceria Desenvolvimento Sustentável


A cidade de Montes Claros sediará nessa quarta-feira 13/09, o projeto “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável – Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana”, em iniciativa da Associação Brasileira de Municípios - ABM e do Instituto Pólis em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, com recursos da União Européia. O presidente da AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, salienta que esse é o segundo projeto internacional realizado pela AMAMS em sua gestão, pois desde março está sendo discutido o Fundo Clima, onde serão captados recursos da ONU para fomentar o desenvolvimento social no Norte de Minas.

A parceria AMAMS e ABM permitiu que o Norte de Minas ocupasse uma das cadeiras do Conselho Deliberativo da Sudene, representando o municipalismo. Um dos resultados alcançados é que por articulação da AMAMS e do Estado, através do governador Fernando Pimentel, no mês passado foi impedido que 50 municípios mineiros saíssem do semiárido brasileiro, perdendo os benefícios nessa área.

Ao longo de três anos, serão desenvolvidas ações gratuitas com o objetivo de contribuir para a participação ativa e o aumento da capacidade das autoridades e dos gestores locais na coordenação e promoção de ações, planos e projetos de desenvolvimento territorial local, mediante processos participativos para a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, ambas formuladas no âmbito da Organização das Nações Unidades - ONU. A responsabilidade dos administradores municipais aumentou significativamente nos últimos anos, desde a Constituição de 1988. Mais obrigações vieram, e cada vez menos recursos chegam.

Neste cenário, para conseguir cumprir todas as suas atribuições e ainda garantir uma vida digna para a população, os prefeitos precisam fortalecer suas equipes e direcionar esforços. Soma-se a essa realidade o fato de cerca de 95% dos municípios brasileiros possuírem menos de 100 mil habitantes, sendo, portanto, de pequeno e médio porte. Estes municípios são o alvo deste projeto, pois possuem, em sua maioria, uma estrutura administrativa com mais limitações no que diz respeito à capacidade técnica para elaboração de projetos e captação de recursos.

A capacitação dos gestores municipais é imprescindível para o fomento do desenvolvimento territorial, já que são eles os responsáveis pela execução de políticas em nível local, assegurando que serviços essenciais cheguem ao cidadão. É fundamental que a atuação dos municípios dialogue com a agenda mundial e suas demandas.

Foram selecionados para se inscrever os municípios de, Araçuaí, Belo Oriente, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Buritis, Buritizeiro, Capelinha, Caraí, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Guanhães, Itamarandiba, Itambacuri, Itaobim, Jaíba, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, João Pinheiro, Medina, Minas Novas, Monte Azul, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Pompeu, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, São João da Ponte, São João do Paraíso, Serro e Taiobeiras.



Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou