DIG maquia dados e irrigação não será paralisada


(Por Junior Soares) A pressão exercida pelo agronegócio, culminou com um recuo da Agência Nacional das Águas - ANA, em relação ao volume de água da barragem Bico da Pedra. Segundo nota postada na página do Distrito de Irrigação do Gorutuba nessa segunda feira (14), o órgão afirma que a irrigação não vai ser paralisada em Agosto, conforme noticiado anteriormente. Além de dizer que a irrigação não será interrompida, a Agência ainda rebaixou o nível onde se é considerado "Volume Morto", dessa forma maquiando a real situação da barragem Bico da Pedra.

Vale lembrar que é a segunda vez que isso é acontece. O nível morto anterior, definido na construção da barragem, era atingido ao chegar a medição de 537,00 m, com a agravação da crise hídrica em 2015 e esse volume sendo atingido, rebaixaram esse nível para 535,00m. Nível este que mesmo maquiado voltou a ser atingido novamente, com isso, obrigando uma paralisação imediata da irrigação. Mais uma vez debaixo da pressão do agronegócio foi rebaixado agora para 532,00 m, três a menos.

Essa manobra nos dados faz com que a irrigação seja mantida até o final do ano, na expectativa que as chuvas cheguem e que o lago recupere sua capacidade. Por essa ótica simplista, parece fácil, e justo, porém o que se não está levando em consideração é que já são seis anos de escassez de chuvas na região o que poderá colocar em risco toda a população de Janaúba.

Enquanto a barragem seca, os órgãos, estão manipulando dados e nenhuma ação está sendo tomada para que essa realidade seja mudada.

Os dados da leitura diária realizadas pelo DIG-Distrito de Irrigação do Gorutuba, vem sendo manipulados constantemente levando a entender que a situação é caótica e pior que o que realmente é divulgado.

A leitura foi paralisada em 19 de abril de 2017, já com a crise agravada. Ficando o mês de maio inteiro sem informações. Em Junho voltaram a postar porém levando se em consideração que não havia chovido no período e analisando a perca de nível pelos meses anterior era notório que os dados estavam manipulados. Em julho continuou os dados dando sequência a manipulação do mês anterior. Porém em julho depois de ser noticiada pela reportagem da Rádio Onda Norte FM, essa manobra; os dados foram paralisados mais uma vez no dia 26 de Julho. Vale ressaltar que levando em consideração as medições que eram realizadas normalmente antes da crise chegar ao extremo, o volume morto foi alcançado coincidentemente no dia 23 de julho.

Enquanto isso representantes do agronegócio, mobilizaram aliados políticos, para reverter a situação dos dados em Brasília. Ao contrário de tentar alguma ação para melhorar a situação da barragem Bico da Pedra, trataram de mudar as medições já atingidas.

Agora em Agosto os dados voltaram ser postados mostrando que havia apenas mais meio metro de água (segundo o DIG), agora pasmem na nova modalidade de manipulação. Os dados que antes mostravam uma perca de 10 centímetros a cada 2 dias começou a mostrar que está perdendo 1 centímetro por dia. Outra coisa que chamou a atenção da reportagem da Rádio Onda Norte é que depois da constatação de manipulação dos resultados, os dados de Maio, Junho e Julho voltaram a sumir da página do Distrito de Irrigação. A reportagem vem acompanhando essa situação diariamente e demonstra preocupação no momento em que dados que colocam em risco toda a população de uma cidade, são manipulados pelos órgãos que deveriam ser os responsáveis pela transparência e pelo interesse coletivo público.

É óbvio que a situação da barragem Bico da Pedra nem necessita desses dados para comprovar a situação. Pode ser visto a olho nu, a real situação que o reservatório se encontra, porém, esses dados são oficiais e de onde são extraídas (ao menos deveria ser) as ações para resolver ou amenizar o problema. Segue abaixo telas das informações prestadas acima para não gerar nenhuma dúvida e na sequência o comunicado do Distrito dizendo que a irrigação não será paralisada.








* Observe agora que agora em Agosto os meses anteriores foram excluidas da página do Distrito de Irrigação. (Tela printada em 14/08/2017)

COMUNICADO 

A Agência Nacional de Águas – ANA depois de se certificar que há na Barragem Bico da Pedra volume suficiente para o atendimento a todos os usuários, com o racionamento vigente nos Perímetros Gorutuba e Lagoa Grande, bem como há infraestrutura para possibilitar a captação da água para todos os usuários, chegou a conclusão que a irrigação não precisa mais ser interrompida no final do mês de agosto.
A conclusão vem acompanhada do posicionamento de que o novo limite para irrigação será a cota 532,00, garantindo a água para o ano de 2017.
A segurança para o abastecimento humano foi mantido, uma vez que na cota 532,00 estima-se que há um volume de 35 hm 3 , muito superior ao volume utilizado anualmente pela COPASA, que é de 4 hm 3.
Com o parecer da ANA a Comissão Gestora da Bacia do Gorutuba se posicionou favorável à alteração do Termo de Alocação Negociada de Águas, trazendo esperança não só para os produtores rurais como também para a sociedade, que agora depositam sua fé num bom período chuvoso para poder afastar de vez a possibilidade de interrupção da irrigação e de um colapso social e econômico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos