Grão Mogol completa 159 anos

(Foto: Eduardo Machado)

(Por Vicente Alberto) Nessa semana, Grão Mogol completou 159 anos de emancipação política. Nascido como povoado de Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, a cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII. No ano de 1839, o lugarejo era chamado de Arraial da Serra de Grão Mogol e logo passou a atrair pessoas do país e estrangeiros (portugueses, franceses, alemães e de outros países europeus), que, provavelmente, atuavam na exploração de diamantes.

O local passou a destacar-se por movimentar o comércio de diamantes explorados inicialmente de forma clandestina. Isso passou a incomodar a Coroa Portuguesa que logo enviou um representante para assumir o controle da exploração e comercialização dos diamantes. Em 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito.

Só no ano de 1858, pela lei provincial nº 859, de 14 de maio, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade.

Durante décadas, destacou-se como a mais importante cidade da região Norte Mineira. O processo de decadência da exploração das minas de diamantes, ocorrida especialmente após a década de 1960, coincidiu com a emancipação de parte do seu território e com a criação dos novos municípios de Itacambira, Cristália e Botumirim.
Ainda nesse período, a falta de oportunidade de emprego fez com que os moradores locais iniciassem um processo de migração em direção às cidades próximas e a grandes centros urbanos como São Paulo. Com isso a cidade estagnou no seu crescimento e a sua população residente decresceu.

Silvicultura | Nas décadas de 70 e 80 o município recebeu grandes empreendimentos de Silvicultura, com vastas plantações de eucaliptos, que até hoje predominam. No início dos anos 2.000 outra grande obra foi ali implantada, a Usina Hidrelétrica de Irapé, uma obra de 1 bilhão de Reais. Atualmente há a expectativa da construção de uma termoelétrica, um empreendimento de R$267 milhões e com geração de 350 empregos diretos na sua implantação, que utilizará eucalipto como combustível.

Potencial turístico | Uma natureza exuberante, com praias lacustres de areias brancas, cachoeiras e montanhas, além de um casario histórico bem preservado constituem atrativos turísticos de enorme potencial, acrescido da facilidade de acesso através da MG 307, com asfalto em ótimas condições. O município também possui festas populares e religiosas e um Carnaval que vem se firmando como um dos melhores do estado. E mais recentemente, o Festival de Inverno, com atrações culturais de diversas cidades da região. Em 2011 o município recebeu um atrativo de projeção internacional, o Presépio Natural “Mãos de Deus”, considerado o maior presépio a céu aberto do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos