Janaúba deseja entrar no mapa da energia solar


(Por Ambrósio Prates) O município de Janaúba pretende entrar no mapa da exploração da energia fotovoltaica nos próximos anos, seguindo os mesmos passos de Pirapora, Francisco Sá e Bocaiuva, que já contam com projetos para instalação dos painéis para geração da chamada energia solar. O assunto foi discutido durante a Jornada de Tecnologia e Inovação que ocorreu em Janaúba, na semana passada, quando foi salientando que Janaúba esbarra na dificuldade de ainda não ter proximidade com linhas de transmissão que permitam a distribuição desta energia através do sistema. Essa situação, no entanto, tende a mudar.

Segundo o presidente da Associação de Desenvolvimento da Serra Geral (ADESSEG), Zacarias Nascimento, já está em fase final o processo de contratação para início das obras de extensão da rede de transmissão de energia até Janaúba. Com a rede concluída, o município deverá entrar nos leilões para concessão de lotes para exploração da energia fotovoltaica. A cidade consome pouco menos de um gigawatts e a região teria capacidade para gerar mais de 5 gigawatts. A energia excedente poderia ser vendida para o próprio sistema no Brasil e até para o exterior. Pelo que parece o sol que muitas vezes foi complicador na atividade agropecuária, agora se tornar principal fator de abertura de uma nova fronteira para a região, a da geração de energia.

Desde o ano de 2015 que a Prefeitura de Janaúba tinha articulado com a empresa Asolar criar uma Fazenda Solar em Janaúba, inclusive tendo realizado os estudos técnicos na fazenda Nova Esperança, pertencente a família Bernardino. A Asolar tinha assumido a concessão da manutenção da iluminação pública em todo Norte de Minas, mas a empresa acabou perdendo a concessão em 2016. As negociações foram sustadas, mas podem ser retomadas. A Asolar garantia que traria tecnologia vinda da Espanha.

Comentários

  1. AMIGO, Tem muito mais informação ai. A Asolar esta quebrada, cheia de problemas e ja deu o calote financeiro e varios lugares.
    A empresa Clarita foi chamada para calcular uma terraplenagem para instalação de um conjunto de placas solares FOTOVOTAICA, a 8 km de Janauba, numa área de 34 Hectares, onde sera feito de imediato um platô de 90.000 m/2 de instalação.
    Isso e fato e a obra aé para primeiro semestre de 2017.
    O terreno ja foi adquirido pela empresa e licenças em andamento para inicio das obras.
    O fato é que ninguém da Prefeitura é capaz de informar nada aos empresários, tais como ja existe anistia e benefícios em impostos para quem se instalar em Janaúba, fato postulado pela Empresa CLARITA e já sendo LEI.
    Mais informações estaremos à disposição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos