Barragem Bico da Pedra tem pouco mais de três metros de volume útil

Barragem Bico da Pedra (Foto: Pablo de Melo)

(Por Ambrósio Prates) A situação da Barragem do Bico da Pedra em Janaúba  volta  a preocupar  principalmente quem depende da água para utilização na irrigação do perímetro Gorutuba. Os dados fornecidos pelo  Distrito de  Irrigação do Perímetro Gorutuba indicam que   a cota atual da barragem é de 538,25 metros  em relação ao nível do mar. A cota do volume morto é de 535 metros.  Isso  quer dizer que  a água disponível para a irrigação chega a 3 metros e 25 centímetros do nível  total da represa.

Com um gasto   mensal que consome entre 60 e 70 centímetros  por mês  da pra prever que a água  atual só é suficiente para manter  o projeto  em atividade pelos próximos  quatro ou  cinco meses, caso não haja chuvas no período. As chuvas  que caíram no início de outubro até elevaram o nível da barragem que chegou a subir 10 centímetros.  Isso deixa a situação de alerta inalterada. A água para o consumo humano neste momento não corre nenhum risco.

Mesmo assim a comunidade é instada  a promover o uso consciente da água.  Com a seca que atinge a região há cinco anos o projeto de irrigação vem se reinventando buscando formas de equilibrar produção lucrativa com consumo eficiente de água. O maior ganho neste sentido seria a tubulação do  sistema.  O problema é que a  promessa é tão antiga quanto a protelação dos órgãos públicos, aqui leia-se União e Codevasf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos