ANA divulga termos de alocação de água do Bico da Pedra

A barragem do Bico da Pedra tem uso da água controlado

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou os termos de alocação de água para o período 2016-2017 na Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba e ainda em Estreito, em Espinosa, além de outros reservatórios inseridos totalmente ou em parte da bacia do São Francisco. O documento aponta diretrizes para que se alcance uma melhor gestão das águas do rio, garantindo o seu uso de maneira racional, especialmente em época de forte estiagem. O ofício alerta que, em caso condições climáticas adversas, o uso outorgado para cada usuário, ou seja, a parcela a ser utilizada de água, poderá ser alterada, garantindo, assim, o atendimento a “usos prioritários”.

Neste caso, o recurso natural seria destinado para o abastecimento humano e dessedentação animal. “Os quantitativos outorgados nesta Resolução poderão ser alterados em decorrência de condições climáticas adversas, de alocações de água, ou ainda da necessidade de se atender a usos prioritários”, destaca o comunicado assinado pela agência reguladora federal, conforme Humberto Cardoso Gonçalves, superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA.

No dia 4 de maio de 2016 foi realizada a reunião em Janaúba para decidir como será essa alocação de água, até abril de 2017, em evento presidido por Aroldo Cangussu, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gorutuba, quando ficou definido que para abastecimento humano serão disponibilizados 130 litros por segundo e liberados 72,2%; 1.387 litros/segundo para atender o Distrito de Irrigação do Gorutuba, com permissão de 70%; 29 litros/segundos para a aquicultura, 2,5 litros por segundo para a fábrica de tomate e 420 litros por segundo para a irrigação da Assieg.


Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou