QUEM SABE OUTRO DIA: Crise leva prefeitos do Norte de Minas a desistir da reeleição


Yuji Yamada


Manoel Jorge
Diga ao povo que... passo: Yuji Yamada e Manoel Jorge comandam pelotão dos prefeitos que resolveram dar um tempo com a política

(Por Luís Cláudio Guedes) Os prefeitos Yuji Yamada (Janaúba) e Manoel Jorge de Castro (Januária) são os casos mais emblemáticos, mas nãos os únicos entre os atuais prefeitos que desistiram de buscar a reeleição após ser eleitos para um primeiro mandato. Além Yuji e Manoel Jorge, o prefeito de Pirapora, Heliomar Silveira, o Léo Silveira, e os atuais mandatários de Botumirin, Gameleira, Caraí de Minas, Itamarandiba, Mato Verde, Monte Azul, Padre Carvalho, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João das Missões, Ubaí e Verdelândia também estão fora da disputa, embora tivessem a prerrogativa de disputar a reeleição.


O prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite (PSB), também pensou em desistir, mas resolveu tentar o segundo mandato. Vai disputar com Luciano Veloso (PP). Carlucim, como ele é mais conhecido, presidiu a Amams, a entidade que congrega os prefeitos do semiárido mineiro e sabe das dificuldades que a atual safra de prefeitos enfrentou com a depressão que tomou conta do país após a eleição da presidente afastada Dilma Rousseff.

Boa parte dos embates que os atuais prefeitos que disputam a reeleição vai se dá com antecessores no cargo – parcela expressiva deles aparece como favoritos, pois são remanescentes de um período em que o país esteve melhor com o boom das commodities, aquele ciclo favorável que perpassou praticamente os dois mandatos do ex-presidente Lula. De volta ao começo, Manoel Jorge e o nipônico Yuji perceberam a tempo para aonde os ventos sopram e decidiram não preencher seus currículos com fragorosas derrotas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou