Em Capitão Enéas IMA flagra armazenamento inadequado de embalagens de agrotóxicos

O assistente do IMA, Wagner Brant com
 Lourival Oliveira e Sóter Magno (Foto: Girleno Alencar)
A gerente Maria Terezinha Ralo expondo o trabalho
aos alunos da escola Passos dos Sonhos (Foto: Girleno Alencar)

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) flagrou produtores rurais do município de Capitão Enéas que armazenavam de forma inadequada as embalagens de agrotóxicos e, por isso, foram aplicados autos de infração no valor de R$ 12 mil cada, além de aberto prazo para recurso administrativo, antes de ser convertida em multa. O assunto foi abordado ontem, pelo assistente técnico do IMA, Wagner Brant, durante a realização do Dia Nacional do Campo Limpo, realizado pela Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Norte de Minas (Arpanorte). Ontem de manhã os alunos da escola Passos dos Sonhos, do bairro Santos Reis, foram conhecer o funcionamento da unidade de Montes Claros.

Wagner Brant explica que em 2008 foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, a pedido do IMA, onde cada estabelecimento comercial que vende agrotóxicos passou a informar para quem vendeu o produto, a marca, dia e quantidade. Isso aliviou a fiscalização, pois anteriormente o produtor negava ter qualquer embalagem em sua propriedade. Com o relatório em mãos, a fiscalização já chegava com os dados em mãos e pedia acesso ao recinto. Foi assim que no mês de junho e na semana passada foram realizados dois flagrantes de uso inadequado das embalagens em Capitão Enéas, que geraram o auto de infração.

Outro aspecto observado por Wagner Brant é que a Central de Reciclagem de Montes Claros recebeu o certificado ambiental e agora pode receber os produtos agrotóxicos que estiverem com prazo de validade vencido ou apresentarem alguma avaria na embalagem. Antes, o produtor tinha que requisitar a presença da empresa revendedora ou produtora, que recolhia esse material e dava a destinação correta. Agora, o produtor leva a Montes Claros, Pirapora, Janaúba e Jaíba, municípios que possuem unidades, e faz a entrega, depois de notificar o IMA.

No Dia Nacional do Campo Limpo, Maria Terezinha Ralo, gerente da Central de Embalagens de Montes Claros, mostrou aos alunos e professores da escola Passos dos Sonhos que somente nesse ano a unidade recebeu 112 toneladas de embalagens contra as 170 toneladas do ano passado. De 2004 até agora a Central de Embalagens do Norte de Minas acumulou 960 toneladas de material, que é reciclado e se transforma em vários produtos, evitando que se contamine o meio ambiente e cause danos ao povo.

Jornal Gazeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou